segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Curso - Implantação de pomar de Noguira-pecan

        Está disponível, de forma online, o curso sobre IMPLANTAÇÃO DE POMAR DE NOGUEIRA-PECAN, produzido em parceria com a empresa Elevagro. Este curso é destinado a produtores, estudantes, técnicos e pessoas em geral que tenham interesse em implantar um pomar comercial ou caseiro de nogueira-pecan. 


       O curso está constantemente com as inscrições abertas. É possível assistir as aulas no dia que você puder, no ritmo que achar adequado para seu melhor aprendizado. 
       Você pode acessar a página da Elevagro, onde o curso está ofertado, clicando no link: https://elevagro.com/curso/pomar-nogueira-pecan/


Palestra sobre Poda Verde da Nogueira-pecan

        No dia 17 de dezembro de 2020, a convite do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), realizei uma palestra online sobre PODA VERDE DA NOGUEIRA-PECAN. Com objetivo de abordar os principais motivos da execução dessa prática cultural, bem como maneiras de executar a poda, a palestra teve a duração de 1 hora, e está disponível no canal do IBPecan, no youtube. Acesse pelo link abaixo. 



quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Curso on-line: NOGUEIRA-PECAN, ESCOLHA DE CULTIVARES COM FOCO NA POLINIZAÇÃO

Prezados Pecanicultores.

Estou compartilhando o link do primeiro curso que organizei, de forma on-line:

“NOGUEIRA-PECAN, ESCOLHA DE CULTIVARES COM FOCO NA POLINIZAÇÃO”.

Este curso é sugerido a pessoas que pretendem implantar pomar comercial ou doméstico de Pecan. Com isso poderão, de forma técnica, compreender a importância da polinização e como organizar o pomar. Também sugiro a pessoas que já possuem pomar implantado, a fim de verificar se implantou a quantidade certa de polinizadoras, bem como as cultivares adequadas.

Sobre o curso:

- Informações técnicas sem interesse comercial de venda de mudas.

- Acesso vitalício ao curso.

- Atualização anual do conteúdo.

- Espaço para enviar mensagens para dúvidas sobre o conteúdo.


PS: Como a iniciativa é recente, certamente haverá algum detalhe a ser ajustado. Quem realizar o curso e tiver sugestões de aperfeiçoamento, tanto do curso como do conteúdo, por favor, seria para mim muito valioso. Essas sugestões podem ser enviadas diretamente ao meu e-mail: jonas.ufsm@gmail.com

Muito obrigado.

Bom estudo!


domingo, 23 de agosto de 2020

Reguladores de crescimento na pecanicultura

             Agora no mês de agosto foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Pecanicultura um boletim técnico escrito pelo M. Sc Horacy Fagundes e pelo Dr. Mateus Pasa, intitulado "Agroinovação: Utilização de Reguladores de Crescimento em Nogueira Pecan". Você pode ler o boletim na íntegra acessando o link: https://www.ibpecan.org/boletins

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Já estamos podando pomares adultos

           Tive a oportunidade de visitar um pomar de nogueira-pecan, com 9 anos de idade, em ultra-alta densidade (208 plantas/hectare). Ano passado (2019) o produtor realizou o raleio de plantas, porém, não executou nenhuma poda nas plantas remanescentes. Na Figura abaixo é possível observar um dos indivíduos representativo do pomar, com pouca poda de formação, o que ocasionou a formação de forquilhas, "pés-de-galinha" e com o decorrer dos anos, os ramos tornaram-se compridos e desprovidos de ramilhos, fazendo com que a produção de nozes ocorra apenas no manto da copa (periferia da copa). 

         Um pomar com essa idade e com esse histórico de poda demandou uma intervenção mais severa, porém, necessária. Primeiramente as forquilhas e "pés-de-galinha" foram removidos, em seguida estabeleceu-se um ramo para ser o líder-central e removemos alguns ramos que concorreriam com o líder. Agora sim, a planta ficou mais aberta, com sistema de condução em forma de líde-central, proporcionando a entrada de luz no interior da planta, onde novos ramilhos serão emitidos e produzirão no ciclo 2021/2022. 



Tratamento de inverno em pomar de nogueira-pecã

       A Sarna é a principal doença fúngica da cultura, se não manejada pode causar a perda de 50% a 100% da produção. Em pomares com cultivares mais suscetíveis ao patógeno, o manejo da Sarna deve iniciar agora no inverno. Aplicar a calda sulfocálcica é uma prática recomendada, com isso reduz-se a fonte de inóculo no pomar (além de combater pragas como pulgões e cochonilhas que podem abrigar-se no tronco e ramos das plantas. Na Foto abaixo observamos a aplicação mecanizada da calda.
       Alguns cuidados são importantes quanto utilizar a calda sulfocálcica: concentração, época de aplicação, dose por hectare, temperatura e umidade do ar no momento da aplicação.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

II Jornada Tecnica "Nogal Pacano"



A poda de inverno trouxe resultados?

       Infelizmente no Brasil, ainda se perde tempo com discussões sobre assuntos que já são claramente entendidos em outros países que produzem noz-pecã (EUA, México, África do Sul). A poda tem por objetivo proporcionar a planta uma forma, especificamente para a pecã, a conduzimos em forma líder-central. Na Foto abaixo você pode visualizar o local onde a poda foi realizada no inverno de 2019. Na primavera/verão houve a brotação das gemas e formação dos ramilhos, indicados com as setas amarelas. 
       Por tanto, a resposta a pergunta...Sim, a poda de inverno, se executada com intensidade adequada e na época correta, aumenta a emissão de ramilhos e consequentemente, a produção. 

quarta-feira, 25 de março de 2020

PecanCast, uma ferramenta para informação sobre a nogueira-pecã

       Desde o dia 10 de março de 2020 já está disponível no Spotify o primeiro podcast do mundo sobre a cultura da nogueira-pecã. Esse podcast é chamado de PecanCast, criado com objetivo de divulgar informações técnicas sobre a cultura da pecã, além de servir de um pequeno guia para pessoas que queiram implantar um pomar de pecan e até mesmo para quem já possui um pomar implantado. 
          
         Você pode acessar essas informações clicando aqui
           
          O link dos episódios estão abaixo:



terça-feira, 10 de março de 2020

Artigo científico 11) Análise morfológica, química e genética de acessos de pecan do sul do Brasil (Carya illinoinensis)

       O artigo intitulado Morphological, chemical and genetic analysis of southern Brazilian pecan (Carya illinoinensis) accessions (2020) apresenta um estudo realizado com diversos acessos de nogueira-pecã cultivados por produtores locais. O artigo pode ser acessado no site https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304423819307496#!
 

   Caso o leitor não queira pagar pelo acesso ao paper, basta inserir o doi do artigo: doi.org/10.1016/j.plaphy.2018.10.008 no site https://sci-hub.tw e fazer o download gratuito.
          Boa leitura!

segunda-feira, 9 de março de 2020

Lesões em mudas de nogueira-pecã

       As mudas de nogueira-pecã, mesmo vigorosas, ainda são sensíveis. Estavam no viveiro, em um ambiente sem limitação hídrica, com radiação solar indireta, etc. Quando vão à campo, passam a estar expostas ao rigor das intemperes climáticas, além passarem por limitação hídrica. Este ano, além da escassez de chuvas, vários são os dias com temperatura do ar elevado (30 ºC ou mais) e isso vem causando danos/lesões nas mudas, veja a Foto abaixo.

       
       Na Foto A observamos uma lesão longitudinal, onde o tronco adquire uma coloração marrom escuro, justamente o dano causado pelo excesso de radiação solar em um tecido vegetal ainda jovem. Na Foto B também há uma lesão longitudinal, não tão expressiva como a anterior, mas com maior largura, em formato de um anel, com abrangência de 50% do caule e coloração típica. O que fazer para evitar estas lesões? No início do ciclo, em setembro, pintar o tronco das mudas e plantas de até 3 anos, com tinta látex branca. 

Estiagem no RS causando perdas em pomares de Pecan

       Desde o mês de novembro de 2019, no Rio Grande do Sul, estamos passando por um período com precipitação abaixo da média mensal esperada. Além de perdas em pomares adultos, onde há aborto de frutos, redução do crescimento vegetativo, redução do tamanho e rendimento de amêndoa, pomares jovens também estão tendo problemas.
         Pomares cujas mudas foram plantadas em julho/agosto de 2019, em situações de as plantas passaram por deficiência hídrica severa, já apresentam significativas perdas. Além da redução do crescimento vegetativo há muitos casos onde está ocorrendo a morte das plantas, como observado na Foto abaixo. As folhas adquirem um aspecto marrom e não raro, há brotação do porta-enxerto.

         Em pomares implantados com mudas de raiz nua, há uma necessidade de irrigação mais intensa, pelo menos no primeiro ciclo. Normalmente, irrigamos a cada 3 ou 4 dias, a fim de manter o solo em capacidade de campo. Pomares implantados com mudas de raiz coberta são irrigados a cada 6 ou 7 dias, mas também com o critério principal de manter o solo em capacidade de campo. 

sábado, 7 de março de 2020

Tipos de mudas de nogueira-pecã

       No Brasil, assim como em outros países onde há cultivo comercial de nogueira-pecã, há no mercado dois tipos de mudas: Muda de raiz nua e muda de raiz coberta. Cada uma possui pontos positivos e negativos, dependo da particularidade de cada projeto, uma ou outra atenderá melhor a demanda. 
       As mudas de raiz nua são cultivadas no solo, em canteiros no viveiro, durante dois ou três ciclos, e nos meses de inverno julho ou agosto são arrancadas e comercializadas com o sistema radicular descoberto. Na foto abaixo observe uma muda, de nogueira-pecã, de raiz nua.

       As mudas de raiz coberta são cultivadas em embalagens plásticas, no telado de viveiros, durante um ou dois ciclos e comercializadas durante o ano todo, porém, a época mais adequada para o plantio destas mudas é de julho a agosto. Na foto abaixo observe uma muda, de nogueira-pecã, de raiz nua.
       O preço das mudas aqui no Brasil oscila entre R$ 30,00 e R$ 55,00, porém, com a qualidade que possuem, não deveriam valer mais de R$ 10,00 porque possuem um calibre pequeno, sistema radicular pouco vigoroso, enxerto mal soldado, etc. Perceba que na Argentina, EUA, México, África do Sul, também existem mudas de raiz coberta e raiz nua, o preço é muito semelhante aos nossos, em torno de U$$ 10,00 a 12,00 (dez a doze dólares), mas a qualidade das mudas é muito superior. 


Mudas podadas no inverno se desenvolveram?

       Já estamos no mês de março e em poucas semanas, em pomares adultos, iniciará a colheita. Nos pomares jovens o ciclo também se aproxima do fim. Em julho de 2019, realizei o plantio de algumas mudas de nogueira-pecã, as quais estavam assustadoramente mal formadas. É impressionante a baixa qualidade das mudas de nogueira-pecã produzidas no Brasil (há exceções, mas são raras). Mas porque considerei como mudas mal formadas? Observem:
- Enxerto era pequeno, cerca de 30 cm de comprimento.
- Porta-enxerto e enxerto extremamente fino, diâmetro de 12 mm.
- Porta-enxerto não tinha um ano de viveiro.
- Local da enxertia era mal cicatrizado.
       Mas plantadas as mudas, a solução foi realizar uma poda de inverno (poda de formação) bem severa, com objetivo de aumentar o vigor vegetativo da planta. Essa poda causa um estímulo para a formação do sistema radicular e para a emissão de brotos. Na Foto abaixo é possível visualizar a muda, que foi plantada e podada em 07 de agosto de 2019, exatamente com 7 meses na data desta postagem. 
       
       Perceba que o crescimento vegetativo durante este ciclo já está em 115 cm. Considerando que a muda era pequena, fina, com poucas raízes, o crescimento foi muito satisfatório. No detalhe da próxima Foto, é possível observar o local do enxerto e o local onde realizei a poda de formação, no inverno. 

       Infelizmente a qualidade das mudas comercializadas no Brasil são péssimas. Não há uma normatização quanto aos parâmetros mínimos a serem atendidos (idade do porta-enxerto, altura da enxertia, diâmetro do porta-enxerto, altura do enxerto, etc.). Cada viveirista produz a muda com a qualidade, ou falta dela, a seu bel-prazer

terça-feira, 3 de março de 2020

Boletins do IBPecan (Instituto Brasileiro de Pecanicultura)


       Organizado na sequência estão os Boletins informativos do IBPecan (Instituto Brasileiro de Pecanicultura). Este boletim tem periodicidade mensal, trazendo informações sobre a instituição, bem como informações nacionais e mundiais sobre a pecanicultura.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Zoneamento Agroclimático da Nogueira-pecã

          O zoneamento agroclimático é um compilado de informações onde se consideram as exigências de clima e solo de uma cultura, a fim de determinar em quais regiões de um estado ou país essas exigências serão atendidas, permitindo que a cultura seja implantada no local e tenha o máximo de desenvolvimento e produção. No Brasil, o zoneamento agroclimático da nogueira-pecã foi realizado por Wrege et al., (2019), cujos resultados para o Rio Grande do Sul estão apresentados na Figura 1.
          Para o estado de Santa Catarina, os resultados do zoneamento agroclimático estão compilados na Figura 2.
Para o estado do Paraná, os resultados do zoneamento agroclimático estão compilados na Figura 3.


Referência bibliográfica
WREGE, M. S. et al. Critérios e indicadores edafoclimáticos para o cultivo da Nogueira-pecã no Sul do Brasil. In: Martins, C. R. Anais do II Simpósio Sul-americano da noz-pecã. Brasília, DF: Embrapa, 2019. 120 p.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

02) Manejo de plantas daninhas em pomar de nogueira-pecã (novos problemas surgem)

       A dessecação mecanizada, na linha de plantio é muito rápida de fazer e tem uma alta eficiência, porém, alguns problemas novos podem surgir. Como não utilizou-se nenhum produto pré-emergente (por dois motivos claros e pontuais) a geminação de sementes de algumas plantas daninhas começou a ocorreu, cerca de 14 dias após a dessecação e uma precipitação leve de 12 mm. Apesar de ser uma planta de cobertura de solo, nesta situação o Nabo forrageiro torna-se uma P. D. Com um crescimento rápido, pode começar a competir por água e nutrientes com a cultura além de atrapalhar a aplicação de heribicida com a barra, pois o nabo rapidamente alcança um diâmetro considerável e a barra por entortar, caso passe por essas plantas.
       Além do Nabo forrageiro você pode observar plantas de Papuã e Guamxuma, outras duas P. D. de difícil manejo. 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Manejo de plantas daninhas em pomar de nogueira-pecã

       Um dos manejos mais difíceis em um pomar de nogueira-pecã é o das plantas daninhas (P. D.). Em pomares jovens, 1 a 5 anos, normalmente este manejo já inicia no mês de setembro, algumas semanas antes da brotação das gemas das plantas, e perdura até maio, com o início da colheita. Há vários formar de realizar o manejo das plantas daninhas: manejo cultural,  manejo físico, manejo químico, manejo mecânico, manejo biológico. Certamente para cada realidade haverá um que será mais interessante e viável, portanto, isso não se trata de uma recomendação, mas apenas um relato. 
      Como a nogueira-pecã é cultivada em linha, e já no 3º ou 4º ciclo, dependendo do número de plantas, disponibilidade de mão-de-obra e nível de mecanização da propriedade, muitas vezes o tempo é escasso para realizar todas os manejos culturais necessários (poda verde, adubação, manejo de pragas e doenças, irrigação, etc.). Por esse motivo, em alguns pomares é fundamental mecanizar algumas operações, principalmente o manejo de P. D. Nesse exemplo da Foto abaixo realizou-se a dessecação na linha de cultivo e posteriormente será realizada a roçada mecânica nas entre-linhas. 
      A dessecação mecanizada é muito rápida de ser realizada, conseguindo-se dessecar em torno de 5  a 6 hectares por dia (densidade de 186 plantas/hectare). Já com a dessecação 'manual', utilizando uma máquina costal, o rendimento é em torno de 2 a 2,5 hectares por dia. Certamente, em cultivo convencional, com em pomar com mais de 10 hectares, a mecanização dessa prática é importante pois confere agilidade e permite que sobre mais tempo para outras operações como a poda, adubação,etc. 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

04) Poda verde (Resultados da prática já aparecem no pomar)

        A poda verde é uma das práticas mais importantes no manejo da nogueira-pecã. Realizar a poda de inverno e não executar a poda verde, certamente reduzirá os resultados esperados. Na foto abaixo é possível observar uma planta no 3º ciclo, e em destaque uma das pernadas, com um ramo, onde a seta amarela aponta o local da poda verde. Qual o resultado dessa poda verde? a emissão de ramilhos, em abundância, sinônimo de produção no próximo ciclo. 

sábado, 25 de janeiro de 2020

Lista de bibliografias sobre a nogueira-pecã

        Constantemente pecanicultores, técnicos, estudantes, etc. me solicitam materiais de leitura sobre a cultura da nogueira-pecã. Com a facilidade da internet, muitas publicações estão disponíveis de forma on-line. Organizei abaixo (e atualizarei constantemente) uma lista com links destes materiais, todos escritos por bons profissionais.

01) Informações gerais sobre a nogueira-pecã

02) Implantação de pomares

03) Cultivares

04) Polinização

05) Micorrizas
- Fungos ectomicorrízos em platações de nogueira-pecã

06) Fertilidade
- Fósforo y Potasio en la nutrición del nogal

07) Irrigação
A Simple Irrigation Scheduling Approach for Pecan Irrigation

08) Manejo de plantas daninhas
A Survey of Weeds and Herbicides in Georgia Pecan 
- Mature Pecan Orchard Floor Vegetation Management: Impacts onTree Water Status, Nutrient Content, and Nut Production
- Effects of Weed Control and Irrigation on Pecan (Caryaillinoinensis) Growth and Yield

09) Sistema de condução
Eficiencia en la intercepción de la luz en tresformas de conducción de pecán [Carya illinoensis (Wangenh.) K.Koch]: estructura y actividad fotosintética.

10) Secagem
- Microwave airflow drying of pecans at variablemicrowave power

11) Alternância de produção
Foliar Ethephon Fruit Thinning Improves Nut Quality and Could Manage AlternateBearing in Pecan

12) II SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DA NOZ-PECÃ (ANAIS)
Anais do II Simpósio Sul-Americano da noz-pecã (Cachoeira do Sul, RS, Brasil - 2019)

13) Simpósio Internacional de Nogal Pecanero 
- Anais de 2010
- Anais de 2013
- Anais de 2015

14) Cultivo de nogueira-pecã na Argentina
- Pecán, alternativa de diversificación para Tucumán. Resultados preliminares (2020)

15) Lista de produtos 
- Compilado (EUA, União Européia, China)

16) Geral
Bioeconomic analysis of Southern Qld. Pecan production