quarta-feira, 8 de maio de 2019

Cobertura de solo em pomar de nogueira-pecã

A nogueira-pecã é uma planta perene, mesmo assim o manejo do solo nas linhas e entre-linhas é necessário. Alguns pecanicultores consorciam a pecã com ovinos ou bovinos. Independente da espécie, é necessário preparar uma pastagem ou uma cobertura de solo (caso não haja consorciamento). É possível utilizar uma gama de plantas de inverno, entre elas, a aveia preta (Avena strigosa), utilizando-se de 50 a 60 Kg de semente por hectare. Nas Fotos na sequência é possível observar um pomar de pecã onde semeou-se aveia preta (15 dias após a semeadura e 30 dias após semeadura). 






2 comentários:

Werner Hugo Schaffer disse...

Plantei aveia preta, no verão. Deu excelente resultado de cobertura, massa orgânica e controle de ervas daninhas. Fiz dois cortes no período, o último com mais de 2 m de altura (caule mais espesso, mais lignina, objetivando mais massa orgânica de médio prazo), logo antes do início da colheita. Como minha área é de terra vermelha, argilosa, e tinha ovinos, usei mix de ervilhaca e nabo forrageiro para descompactar solo, no inverno, para manter cobertura, produzir massa orgânica e uréia; logo após a colheita das nozes do ano passado. Vou repetir.

abacaxi de uva disse...

olá moço,estou muito interessado em tudo sobre pecans,na minha cidade tem dois pés de noz pecã provavelmente com mais de 50 anos ,são arvores bem grossas,gostaria de saber como faço muda com as nozes dessa arvore,se preciso tirar ela da casca ou como fazer,eu ja mexo com enxertos de frutiferas a varios anos e gostaria de saber se da pra fazer com a nogueira pecã e qual idade e tamanho a planta começa a produzir